domingo, 27 de janeiro de 2013

Santa Maria- RG

Hoje minha postagem seria sobre um típico dia irlandes ideal para acender a lareira e cup of tea ou cup of coffee e ficar largada no sofá assistindo a TV e no pc ao memso tempo e ainda conversando atentamente com o marido.

Porém acredito que o Brasil e talvez o mundo, pelo menos a TV inglesa está noticiando esse triste acontecimento e eu nao iria passar isso por alto, já que nao foi comigo nem com ninguém que eu conheca e coisa tales, nao mesmo.

Quem me conhece sabe que nunca fui de sair reunioes sociais fossem lá o tamanho ou o motivo, muito menos baladeira e nao me digam que é por causa da religiao (sou Testemunha de Jeová) por sirvo a um Deus very happy e consequentemente seus servos sao iguais. Sempre preferi o conforto do lar, a tv, computador, como perceberam para o desespero do marido continuo a mesma, já que como ele mesmo se define é um "cigano", ama viajar ou simplesmente andar por ai.

Entao, qual é o meu ponto? Por que esses jovens que gostam, sao baladeiros, foram se divertir, com ou sem consentimento dos pais ou responsáveis, nao importa, nao tiveram o direito de voltar pra casa e ouvir:" Como foi meu(s) filho(s)? Se divertiram?" Ou ouvirem: "Onde voce(s) estava(m)? "

Por que esses jovens e seus respectivos familiares foram privados de continuarem a escrever suas histórias como eu escrevo a minha e cada um de voces também?

Nao me falem em fatalidade ou destino, porque isso tira toda culpa dos irresponsáveis por essa boate, da fiscalizacao que mesmo sem alvará (todas essas informacoes que repasso está nos jornais, entao nao estou imaginando sozinha nao) da prefeitura permitiu funcionar? E essa história absurda de que os (in)segurancas dessa casa dos horrores impediram essas pessoas de sairem porque simplesmente as comandas nao estavam pagas? Eu tenho que acreditar nisso mesmo? É realmente assim que a vida vale uma comanda? Se tivesse o alvará o que teria mudado? Acho que nada, porque a ganancia nao precisa de licenca de prefeitura né? 

Vamos esperar o desenrolar das investigacoes para desmentir ou confirmar isso, mas se foram as vitimas (ao menos 2 que deram entrevista ao vivo via telefone ao program do Gugu na Record) que relataram esse drama?...Cabe as autoridades investigarem, julgarem e punir rigorosamente (ha como queria) os culpados por tudo isso.

Nada, absolutamente nada vai apagar a dor de quem ficou vivo e de quem perdeu. Nenhuma idenizacao, nenhum pedido de desculpa excusa e ordinária vai trazer esses jovens de volta e sanar, apagar a dor de seus pais.

Fica minha indignacao, minha palavra de protesto, achando (queira eu esta errada) que daqui há alguns meses tudo vai ficar nesse e em outras postagens, compartilhamentos de luto e nada mais.

Nao sou jurista, advogada, policial, investigadora,mas sou pessoa que tem empatia pelas outras, que me coloco no lugar de quem sobreviveu, de quem agonizou e de quem perdeu.

Pedindo a Deus que de paz, conforto e consolo a esses familiares e quem perdeu os amigos e a tranquilidade. Creio que dias melhores hao de vir, nao por humanos, mas sim pelo Criador dos Céus e da Terra.

Meus sinceros sentimentos a todos que perderam um parte importante de si!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Tempero de rua

Há algum tempo estava querendo escrever sobre esse tempero, mas estava esperando para ter uma foto porque nao uso fotos da internet  apenas as que eu mesma tiro e nao consegui fazer a tal foto protelei. Bom,mas vamos lá...
Como todos já sabem ou desconfiam, aqui é muito, mais muito frio pra uma nordestina da Paraíba, da capital praiana, onde, como já disse algumas vezes, o sol nasce primeiro, o couro dessa que vos escreve sofre um pouquinho, além  do couro o chao, as ruas, o piso, o solo nao aquecido com lareiras e aquecedores sofre também.
Comumente por causa obviamente das temperaturas baixas, o chao lá fora, congela, cria uma fina camada de gelo, mas que pode ser e é perigoso pra os motoristas desavisados ou irresponsáveis (coisa que admito, por aqui é bem mais dificil), eu particularmente acho tudo muito interessante e claro inédito. Estou acostumada a ver água no chao, nao apenas da chuva,mas produto de ilusao de ótica por causa do sol sem adjetivos e o calor impublicável, que cá entre nós estou sabendo que está cada dia pior lá pelas bandas da terrinha.
Entao provalmente estao se perguntando e o "kiko" do título com esse post né pessoas? Pois bem, aí é que entra o tal tempero: na tentativa de minimizar os efeitos do gelo nas ruas quem entra em acao? O bom e velho conhecido sal! Sim pessoas, o sal é jogado nas ruas por um caminhao para derreter a camada fina de gelo que se forma nas ruas.
O sal usado é o comum mesmo, porém nao sofre nenhum refinamento, porque  esse tempero quem come sao os pneus e eles nem reclamam né? Os motoristas agradecem e o transito é feliz e fluido!
Porém,nenhum sal do mundo adianta quando a Senhora Neve resolve aparecer de verdade, daí é aquela correria pra exportar sal ainda nao sei de onde.
Agora quando for temperar a comidinha santa de cada dia, vai ver o sal com outros olhares ou sabores?

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Muito prazer!

Enfim a conheci, Senhora Neve chegou! Chegou sorrateira, discreta, sem grandes alaridos. Suave, devagar, creio eu que pra nao me assustar.

Nao durou muito, ao menos o tempo que estive acordada pra ver, porque dormir demais e ela chegou cedo, pontual, conforme previsto, eu que me atrasei para o nosso primeiro encontro. Sei que muito mal educado de minha parte, sem mais comentários sobre isso ...

Engracado, passei a noite sonhado com a Senhora Neve, talvez pela expectativa minha e dos outros por saberem que eu nunca tinha visto a tal   Senhora em questao. E ao acordar, (tarde) como sempre olho pela janela, afastando a cortina, para conferir o tempo (sempre frio, mas nesse caso, a intensidade do frio pra escolher entre : sapatos, tenis ou botas e quantos casacos, blusas vou precisar usar) e meio que paralisada grito: Amor (marido, que vai continuar sendo Amor pra eternidade e nem adianta me dizer que é o primeiro ano de casamento nao viu?), isso é neve??? kkkk Se nao fosse neve seria o que? Algodao?? E ele rindo me respondeu : é sim Amor, é neve sim!

Confesso que minha primeira vez vai ser inesquecível, como a velha propaganda: "a primeira vez a gente nunca esquece."Dito e feito, nem que eu queira vou esquecer, porque acho que marido/amor vai me lembrar da minha cara de retardada,( o grifo é meu) ajoelhada na neve pra tirar uma foto que nao foi e nem irá pra o Facebook nunca, jamais.Muito menos aparecerá aqui, desistam.

Entao, voltando a minha primeira vez, meu primeiro encontro foi emocionante, lindo, fofo diria eu. Troquei de roupa imediatamente e o marido espantando me perguntou: Vai sair? Eu respondi: Claro, é meu primeiro encontro, nao vou perder né? 

Mas diferente do cada primeiro encontro que eu tive na vida, nao tive tempo de me arrumar nao, apenas me protegi do friozinho da rua e fui desfrutar do frescor congelante e do branco puro (sim puro, ao menos acredito que ninguem ou nenhum gato tenha feito xixi na minha grama)e claro da guerra de bolinhas de neve com o marido que me pegou pelas costas,mas vai ter volta né amor? Nem que seja ano que vem, sou boa de memória como ele diz: Menina, voce tem memória de elefante!

Agora imaginem uma memória de elefante com tecla de : congela hein?

E comecou com um "Bom dia" escrito por meu irlandes!


E minha grama verde ficou branquinha por um tempinho


E foi discreta sim, mas o suficiente pra despertar minhas emocoes!

Entao,como sempre só agradecendo ao bom Deus Jeová por ter me concedido esse privilégio de maneira tímida, tranquila e suave!


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Hoje amanheceu assim

Estava ontem (se nao me engano,coisa que quase sempre estou) vendo o R7 fotos lindas imagens do inverno pelo mundo a fora. Claro que feitas (creio eu) por profissionais e longe de ser uma fiquei babando e querendo ter com fé em Deus uma oportunidade por mais simples, que nunca é,ver algo tao lindo esculpido pelo frio. E qual foi minha surpresa e felicidade, quando fui acompanhar marido até o carro e estava lá: lindo,singelo e frio.

E foi assim


Folhas de gelo


Carimbadas no carro


Talvez algo tao sem signficado para alguém, mas para uma beleza indescritível. Aprendi com meu pai Joao Paulino a admirar a natureza e dar créditos ao Criador Jeová Deus. Ainda consigo me admirar com as cores do céu, das flores, das pequenas e grandiosas coisas com entusiamo.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mais uma semana está iniciando e além de tudo que qualquer pessoa deseja em um novo comeco, paz, saúde,realizacoes,problemas solucionados ou sabedoria para enfrentá-los, por aqui espero muito mais frio...Precisao de neve, mas confesso, nao sei se estou muito empolgada para ver a senhora neve nao. Se pra ver tudo congeladinho, parecendo vidro, já tenho que passar por um frio tipo camera frigorífica, nem quero pensar o frio que experimentarei para os floquinhos brancos derem o ar da graca.
A questao é: eu sempre acho que passei pelo dia ou noite mais frios, que já vi a neblina mais nebulosa, o efeito bolo de noiva mais lindo (quando congela), até que solto a frase (que já está virando célebre): ahhh como está frio hoje!! Nunca senti tanto frio desde que cheguei aqui :/
Que venham entao os frios e as neblinas, aqui estou.
Uma semana excelente pra todos!




Efeito "bolo de noivo"

Dez horas da manha!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Será que um dia aprendo?

Um dia espero aprender o significado de um "lovely day" para o povo irlandes!
Estou eu,em um dia nublado,sem cor,um frio da gota serena e alguém chega para mim e diz: lovely day!
Vai dizer isso para uma paraibana, nascida e criada onde o sol nasce primeiro nas Américas, no ponto mais oriental, onde é verao o ano inteiro e mesmo debaixo de chuva vamos a "la playa" sim senhor!

LOVELY DAY!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Nao sei o que é....

Deve ter algo de muito errado comigo!
Como assim reclamo que estou gorda, preciso fazer regime e bla bla, me empenho em buscar receitas saudáveis, vegetais ao forno, diet, light, a mulesta e meu marido resolver assumir a cozinha e acho que muito atento as minhas reenvidicacoes nos prepara essa leve refeicao:


Bacon recheado com farofa de pao (pelo menos esse era integral e sem acucar na composicao) e o molho que é melhor eu nem ficar sabendo.


E achando pouco me preparou esse cingelo pratinho!

Bem, eu nao sei o que é, mas ou  meu espelho esta distorcido, ou estou precisando de óculos ou todas minhas roupas estao encolhendo desde que cheguei na Irlanda.Porque se reclamo do peso e marido resolve me alimentar dessa forma. Cabe agora eu decifrar esse mistério.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Passando pra desejar uma excelente semana a todos!
Que seja o início da dieta, ou o término dela, que seja semana de reconciliacao, encontros e se houver despedidas que seja necessárias e que tragam um recomeco.
Que seja de felicidade!
E acima de tudo que de superacao!


Lembre-se: se plantou a semente, nao pode negar a colheita! 
Portanto plante realmente aqui que deseja colher!


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O que fazer?

LIXO, é isso mesmo, hoje vou falar sobre o LIXO.
Uma das primeiras coisas, se nao a primeira, que se deve aprender ao chegar aqui na Irlanda é: como tratar seu amado e precioso lixo.
Eu acostumada a simplesmente a botar (sou paraibana,só pra esclarecimento e lá a gente bota, ok) as sacolas de lixo na calcada no dia da coleta e ponto, ao chegar nessa linda ilha tive um choque cultural,digamos. rs
Primeiro, aqui todo lixo obrigatoriamente tem que ser separado MESMO: organico dos secos e os secos entre, vidro,plástico,alumínio e assim vai. Depois se voce deseja que seu lixo seja recolhido em sua linda porta, precisa contratar os servicos de uma empresa particular, que se nao estiver enganada,segundo consultaria via marido, gira em torno de 200, 300 euros por ano (Consulta ai cotacao do euro e faz a troca please) e se for assim, o lixo é separado em tambores proprios para o organico e o seco apenas. O máximo disso é que o gari aqui nao tem nenhum contato com o lixo.Devidamente protegido com luvas e botas ele apenas recolhe o tambor leva até o caminhao que faz o resto: joga todo o lixo pra dentro da cacamba, sem necessitar contato humano.
A outra alternativa é gratuitamente levar seu precioso lixo a depósitos de coleta gratuitos (vide foto), onde ai e sim tudo é bem separado: vidro verde, vidro branco, lata de suco, lata de comida, papelao e assim vai mais uma vez.

Um dos nao sei quantos postos de coleta de lixo reciclável na Irlanda
Caso nenhuma dessas lhe parecer agradável ao bolso e aos olhos, se morar num terreno amplo, grande com seus vizinhos a uma distancia segura: toque fogo, ok? E faca adubo do lixo organico, porque nesse caso terá muita area pra um lindo jardim rsrs.
Mas uma coisa aqui nao acontece: ninguém compra seu lixo viu? Se quiser doe voluntariamente nos postos de coleta que eles terao (assim acho eu) seu destino certo: reciclagem!

Obs.: Todas as fotos postadas nesse blog, sao de minha autoria Kássia Hannigan e nao podem ser usadas em hipótese alguma sem minha prévia autorizacao.